![fundoMadamaButterfly.jpg](https://static.wixstatic.com/media/15b63b_85d51d20f8454139b423992a3503dae9~mv2.jpg/v1/crop/x_0,y_67,w_1024,h_573/fill/w_1023,h_573,al_c,q_85,enc_avif,quality_auto/fundoMadamaButterfly.jpg)
de Giacomo Puccini, 1904
MADAMA BUTTERFLY
Ano
1999
Local
Teatro Alfa, São Paulo
Regência
Isaac Karabtchevsky
Direção
Carla Camurati
Cenografia
Renato Theobaldo
Figurino
Ciça Modesto
Iluminação
Wagner Pinto e Carina Camurati
Remontagem
Teatro Municipal de São Paulo Teatro Municipal do Rio de Janeiro 
![Madame1.jpg](https://static.wixstatic.com/media/15b63b_91b3b89ce4ed4631a33ab1cf25d02319~mv2.jpg/v1/crop/x_16,y_12,w_479,h_338/fill/w_575,h_406,al_c,lg_1,q_80,enc_avif,quality_auto/Madame1.jpg)
![Madame2.jpg](https://static.wixstatic.com/media/15b63b_fd1de44caac148d1b0698bba073e0220~mv2.jpg/v1/fill/w_879,h_567,al_c,q_85,enc_avif,quality_auto/Madame2.jpg)
O desejo era construir um cenário delicado e sutil como uma gravura japonesa, com o mínimo de elementos possíveis. Todo o cenário foi feito com um tecido chamado organdi que não existe mais, o que possibilitou uma densidade de tratamento muito especial. Na concepção inicial o cenário literalmente viria abaixo, desmontava completamente no grand finale. No primeiro ensaio com cenário percebemos que, com a sequência dramática culminando com a morte de Butterfly, a queda não poderia acontecer. O cenário, como estava, já era suficiente para envolver a ação.
![MadameButterfly-GIF.gif](https://static.wixstatic.com/media/15b63b_6241cd8681214bf5af847b8374f7985a~mv2.gif/v1/fill/w_782,h_510,al_c,lg_1,pstr/MadameButterfly-GIF_gif.gif)
![Madame4.jpg](https://static.wixstatic.com/media/15b63b_a277b6af1ca14371aaef87671d095ae4~mv2.jpg/v1/fill/w_950,h_478,al_c,q_85,enc_avif,quality_auto/Madame4.jpg)